sexta-feira, 11 de julho de 2008

São João - Núcleo Francisco Nunes









Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era a chamada de Joanina.De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Existem O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura. Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. Comidas típicas Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.Tradições As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam. No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão. Fonte: http://www.suapesquisa.com/
Festa realizada no núcleo Francisco Nunes pela Qualificação Profissional, Ação Comunitária, Professores da Educação Básica, Gestão da Escola e total participação dos alunos na programação (Quadrilha, Bingo Junino, Comidas Típicas).

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Escola Adalberto Sturdart se preparando para a feira da Estação de Economia Solidária





ALUNAS DO ARCO DE ALIMENTAÇÃO

Feira Socioeconomia Solidária no Planalto Ayrton Senna

A feira da Estação Mondubim de socioeconomia solidária foi um sucesso! Realizada no dia 25 de Abril no Planalto Ayrton Senna. Para que esse momento acontecesse os jovens dos seis núcleos se organizaram, realizaram oficinas e produziram produtos para a feira! Eis o resultado. Parabéns Jovens e Educadores!



Bijouteria Francisco Nunes & Arranjos Raimundo Soares

Alimentação Adalberto Sturdat & Maria Bezerra Quevedo


Arranjos & Colares Artesanais do Raimundo Soares

Massoterapia Maria de Carvalho Martins




Educadores da Estação Mondubim


Bijouteria do Adalberto Sturdat &
Chaveiros de Bonequinhas do Maria de Carvalho Martins

Paulo Roberto Coordenador do Projovem Geral de Fortaleza prestigiando nosso evento.





Educadores da Estação
Bonecas Manuais & Bijouterias do Maria Bezerra Quevedo

Produtos Artesanais do João Hildo diversos
(Quadros, Decopagem, Sabonetes & Produtos de Limpeza)

Malvina Coord. Ped. da Estação e Aluna do Francisco Nunes



















terça-feira, 29 de abril de 2008

Oficina de BIJOUX - Núcleo Francisco Nunes

Os alunos do Núcleo Francisco Nunes tiveram aula da Qualificação Profissional onde viram que Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.







Oficina de Economia Solidária